Mitos e Verdades do Pão


delivery de comida caseira Pão frances


O pão pode ser considerado um dos alimentos mais consumidos no mundo. Em seus mais variados tipos, característicos de cada país ou cultura, o pão muitas vezes é chamado de "suprimento da vida", fazendo parte de uma dieta nutritiva e balanceada. O pão é um dos componentes dos sete grupos alimentares básicos, necessários para manutenção da saúde e crescimento do ser humano. Sem ele, as pessoas teriam que comer uma quantidade muito maior de outros alimentos muito mais caros para manter sua saúde energia.

O pão é fonte de vitaminas do tipo B (tiamina-B1, riboflavina-B2 e ácido nicotínico-B5), cálcio, magnésio e fósforo. A origem desses nutrientes é, basicamente, a farinha de trigo, principal ingrediente deste produto. Entretanto, pode-se adicionar outros ingredientes como ovos, leite, cereais, frutas, outros tipos de farinhas que também irão contribuir para o enriquecimento nutricional do pão embora, em menos escala.

Como a maioria das vitaminas presentes no trigo encontra-se principalmente no farelo e no gérmen, partes do grão removidas durante a moagem, as farinhas devem ser enriquecidas de modo que contenham, para cada quilograma, no mínimo 3,66mg de tiamina; 2,69 mg de riboflavina; 13,28 mmg de vitamina B5 e 13,28mmg de ferro. Já a adição de cálcio e vitamina D é opcional.

Por acreditar que o pão engorda, muitos consumidores costumam cortá-lo de sua dieta, vendo-o como inimigo a saúde. Outros, ao contrário, fazem questão de integrá-lo à sua alimentação diária como elemento necessário para ter uma dieta balanceada.

Na verdade, a obesidade e o sobrepeso são enfermidades que devem ser tratadas por especialistas. E de nada adianta privar-se de alguns alimentos por intuir que estes engordam. "Muitas vezes, por ingnorância ou irresponsabilidade, coloca-se a culpa no pão por alguém estar gordo, sem nem considerar a quantidade do pão que essa pessoa está ingerindo, ou quais complementos o acompanham. Tampouco se avalia seu ritmo de vida e a atividade física que ela tem e pratica. Para uma dieta equilibrada, os especialistas recomendam o consumo semanal de várias porções de grãos e pão.

Quem quer emagrecer, deve preferir uma alimentação equilibrada, composta por verduras, legumes, frutas, feijões e carboidratos complexos integrais. Os alimentos integrais são digeridos mais lentamente e, por isso, dão uma sensação maior de saciedade, além de conterem fibras que ajudam a regular o intestino. Neste caso, o pão integral pode ser uma opção melhor do que o pão branco.

Assim, a sugestão a ser dada às pessoas que pensam que o pão (como qualquer outro alimento) engorda, o conselho é repensar os alimentos que elas consomen e em quais quantidades o fazem. Vale também uma avaliação sobre o quanto essa pessoa está sedentária, quantas come por dia, e quão rapidamente mastiga oa alimentos. Muito provavelmente, o veredicto será diferente do que simplesmente colocar a culpa no pão.


Fonte :Panetteriazn

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Alimen-TC Bem © Copyright 2012. Desenvolvido por Elaine Gaspareto